O nosso mundo é cheio de expectativas e de promessas. Nesse sentido, quem o habita observa uma busca constante pelo aperfeiçoamento, na direção do progresso.
A tecnologia, a técnica e a ciência podem ser utilizadas no sentido de uma maior realização do homem, da cultura e da sociedade na procura de uma vida humana mais realizável.
E se você parar para reparar esse mundo a sua volta hoje, você se chocará com inovações do tipo: internet das coisas, impressoras 3D, inteligência artificial, vacinas em tempo recorde...
Lembrando que essas conquistas ocorrem após o homem ter lidado com uma série de fatores, entre eles: a peste bubônica, varíola, cólera, gripe espanhola e suína, e o covid-19.
Então podemos constatar, que o mundo progrediu em termos de saúde, tecnologia e de civilização. Saiu do campo da expectativa e cumpriu com muitas promessas.
Mas todas as promessas trazem algo de inquietante, pois temos a impressão que vivemos uma espécie de milagre.
E onde você está hoje, é fruto de um “milagre” ou da sua zona de conforto?
“Eu crio muitas expectativas, mas acabo sendo absorvido pela minha comodidade.”
Expectativas constituem parte relevante da nossa vida, mas seus efeitos só surgem diante de comportamentos inexplorados.
Ou seja, para você chegar a “X”, às vezes, é necessário trilhar o caminho A, B, C...”
E se seu comportamento for sempre o mesmo, como ocorrerá uma mudança?
Portanto, essa espera pela ocorrência de algo, deve partir do seu comprometimento, caso contrário, tudo não passará de uma mera expectativa.
Não é à toa que teorias psicológicas concedem às expectativas e percepções de futuro, um papel primordial na motivação, produção e mudança de comportamento.
“Mas como eu me motivo, se está dando tudo errado?”
Aprenda que o presente é condicionado pelas projeções de futuro, ou seja, o presente e o futuro se entrelaçam.
Não foi assim que aconteceu com o mundo?
A aceleração dos avanços tecnológicos, da ciência, da comunicação, entre outros, possibilitaram rápidos fluxos de mudanças comportamentais.
“Mas isso foi com o mundo, não comigo.”
Você faz parte desse mundo ou está a passeio?
A expectativa de um futuro gera incertezas. E essas dúvidas repercutem nas suas projeções, na forma como você lida com certas situações.
Partindo desse contexto, sua vida passa a ser cada vez mais concebida como um projeto aberto e imprevisível, pois inicia-se com a expectativa.
É por isso que as decisões sobre o futuro estão entre as principais fontes de preocupação e interesse da humanidade.
“E como eu lido melhor com as minhas expectativas?”
Vou te responder através de exemplos.
Qual a probabilidade do Brasil ser campeão da copa do mundo de futebol neste ano?
“Como eu sou muito interessado em futebol e acompanho tudo sobre isso, estou convicto que temos time para ganhar o Hexa. Não vejo nenhuma outra seleção com tanta qualidade técnica.”
Esse seu modelo de expectativa, do futuro do futebol brasileiro, baseia-se numa construção vinculada a sua visão desse esporte como um todo, assim como os cenários prospectivos.
Diante disso, podemos inferir, que essa sua expectativa, expressa uma crença baseada no seu conhecimento, sobre a trajetória da seleção canarinho e do futebol como um todo.
E com base nessa sua análise, você vislumbra perspectivas favoráveis a seleção brasileira, pois presume-se que estas perspectivas desdobrarão em conquistas.
Por outro lado, incertezas sobre as condições físicas e psicológicas dos jogadores, durante a Copa do Mundo, trazem insegurança sobre esse futuro promissor da seleção.
Assim, a relação entre essas variáveis, pode proporcionar um olhar distinto para aquele que é mais otimista ou pessimista.
E diante desse contraste, são geradas expectativas positivas e negativas. Estas últimas, podem levar à diminuição da confiança nessa conquista.
Já as expectativas favoráveis, podem ser assumidas pelo indivíduo, quando há um alto grau de comprometimento, levando-o a investir seu tempo, esforço e conhecimento nessa hipótese.
“Eu assisti a todos os jogos do Brasil nas eliminatórias e acompanhei as principais seleções classificadas para essa copa. É daí que tiro o meu otimismo no Hexa.”
Então podemos concluir, que uma investigação cognitiva sobre a ideia de expectativa, define um construto mental que organiza o pensamento e serve de motivação.
E essa expectativa, pode ser gerada na mente do falante e do ouvinte. Eis o motivo de estar cercado de pessoas que acreditam nos seus sonhos.
Visto que, com relação a vida cotidiana, nem sempre a expectativa vira realidade, podendo trazer frustrações, que muitas vezes necessitam de um acolhimento para uma nova tentativa.
Você sabe quantas vezes Thomas Edison tentou até conseguir inventar a lâmpada?
Segundo a história, ele atingiu mais de 1000 tentativas até chegar a um resultado de sucesso. Qual terá sido o nível de expectativa dele para essa invenção dar certo?
O que podemos afirmar, é que há evidências que a expectativa mental é essencial para um ato de sucesso. Por essa razão, não podemos deixar de criá-las.
Por fim, observamos que a ideia de expectativa pode ser interpretada sob diferentes “rótulos”, como no exemplo do futebol e no do Thomas Edison.
Mas, em ambos os casos, há peculiaridades que só podem ser observadas através da história.
Pelé, ex-jogador da seleção brasileira, passou de 1000 gols na carreira e Thomas Edison tentou mais de 1000 vezes.
E você, vai ficar só na expectativa?
Comments